top of page

10 dicas de networking de qualidade

  • Foto do escritor: Felipe Gongola
    Felipe Gongola
  • 1 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

👥 Fazer networking exige tempo e dedicação! Mas hoje, não é possível crescer no mercado sem construir relações com pessoas, parceiros e clientes. Hoje e amanhã vou postar algumas dicas de networking que aprendi durante anos de contato com o grupo BNI, organização internacional de network. 🆙✅🤝


1 Solicitar referência para clientes! Pergunte "Você conhece ALGUÉM na empresa XYZ?". Lembre-se de pedir um contato de uma pessoa dentro da empresa específica que você deseja. Não seja muito genérico.


2 Peça para alguém fazer um testemunho sobre o seu serviço/produto para seus contatos e rede social. Isso supera qualquer coisa que você possa dizer sobre você mesmo. Peça às pessoas que usaram seus produtos ou serviços para falar sobre sua experiência.


3 Os principais executivos de empresas isolam-se daqueles que podem tentar vender produtos ou serviços. É por meio do boca a boca que você pode aumentar ainda mais seu volume de negócios, porque você conhece uma centena de pessoas, que conhecem uma centena de pessoas, que por sua vez conhecem cem pessoas, e assim por diante. As grandes referências provavelmente não virão de um CEO, mas das pessoas que conheçam um CEO.


4 Se você tem a oportunidade de distribuir materiais, faça isso. Ande com produtos, amostras, folhetos ou um livro de apresentação para as reuniões de negócios que você participa. Se as pessoas puderem ver, sentir, tocar, ouvir ou cheirar amostras do produto ou serviço que você fornece, ficarão mais propensos a usá-lo.


5 Ofereça um preço ou serviço especial aos membros das suas redes de contatos. Se você conseguir que os contatos o utilizem, eles ficarão muito mais propensos a indicá-lo.


6 Se for possível apresentar seu produto ou serviço através de palestras educativas e de conscientização para os benefícios que você pode proporcionar, peça para sua rede de contatos que comuniquem em suas empresas ou clube sociais dos quais fazem parte que você fará uma palestra mostrando os benefícios que o seu produto/serviço traz para as empresas que o contratar. Você estará indiretamente fazendo a sua venda, mas através da educação do seu público para entender o quanto eles podem precisar do que você oferece.


7 Conheça pessoas fora do contexto da sua rede de contatos sempre que puder. Escreva cartões ou cartas, envie artigos por e-mail que possam ser de interesse, e deixe-os saber sobre o conjunto de serviços que você oferece.


8 Para obter boas referências, conte às pessoas quando lhe derem uma referência ruim. Se você não fizer isso, você continuará recebendo referências ruins. Ensine as pessoas o que você considera uma boa referência.


9 Monitore as referências que você obtém. Isso engloba a frequência com que você recebe referências, sua origem, qualidade, status e retorno do investimento. Ter essa informação ajuda você a se concentrar em indivíduos e grupos que estão lhe dando as melhores referências. Isso permite que você retribua pessoas que estão lhe dando a maioria das referências.


10 Pergunte sempre como você pode ajudar a empresa dos membros com quem você se relaciona em seus grupos de networking.



ree


Comentários


bottom of page